Divisões e consolidações de valores mobiliários (incluindo divisões reversas) são eventos corporativos significativos que resultam em mudanças tanto no valor das ações quanto no número de ações em circulação.
Uma divisão permite que uma empresa torne suas ações mais atraentes para novos investidores e aumente os volumes de negociação. Ações de alto preço podem desencorajar investidores de varejo, que podem achar difícil construir um portfólio e distribuir riscos de maneira eficiente. Por essa razão, as empresas dividem suas ações para reduzir o preço de uma ação enquanto aumentam proporcionalmente o número de ações.
Por exemplo, em 10 de junho de 2024, a NVIDIA Corporation (NVDA) executou uma divisão de ações na proporção de 1:10. O preço de uma ação da NVDA mudou de $1.200 para $120. A capitalização total da empresa permaneceu inalterada, já que o número de ações aumentou dez vezes.
*Se você tinha uma posição no mercado da NVDA, comprando 1 lote a um preço de $1.200 por ação, então, após a divisão, sua posição no terminal de negociação será refletida como NVDA compra 10 lotes a um preço de $120.
Assim, o valor da posição no mercado no momento da divisão não muda; apenas o número de lotes e o preço de abertura mudam. O resultado financeiro da posição, a comissão para sua abertura e a garantia permanecerão os mesmos que antes do evento corporativo.
A consolidação é benéfica para a empresa emissora porque pode melhorar sua imagem; um preço absoluto baixo das ações nem sempre atrai uma ampla gama de investidores. Um motivo para a consolidação também pode ser a conformidade com os requisitos da bolsa para manter o status de listagem.
Por exemplo, em 24 de janeiro de 2024, as ações do United States Natural Gas Fund LP ETF (UNG) foram consolidadas na proporção de 4 para 1. Quatro ações avaliadas em $5 cada foram combinadas em uma ação avaliada em $20. A capitalização total da empresa não mudou, já que o número de ações diminuiu quatro vezes.
*Se você tinha uma posição no mercado da UNG, vendendo 4 lotes a um preço de $5 por ação, então, após a consolidação, sua posição no terminal de negociação será refletida como UNG vende 1 lote a um preço de $20.
Assim, o valor da posição no mercado após a consolidação permanece inalterado; apenas o número de lotes e o preço de abertura mudam. O resultado financeiro da posição, a comissão para sua abertura e a garantia permanecerão consistentes com aqueles antes do evento corporativo.
É importante considerar que ações fracionárias podem resultar de uma divisão reversa. Isso ocorre quando o volume de uma posição no mercado ou uma ordem pendente não é um múltiplo da proporção da divisão reversa.
Por exemplo, se você tiver uma posição aberta de 1 lote (equivalente a 1 ação) e ocorrer uma divisão reversa de 4:1, o volume da sua posição após o evento corporativo será de 0,25 ações. Como a negociação nas bolsas ocorre apenas em unidades inteiras de valores mobiliários, tal posição não pode ser coberta pela FXOpen com uma contraparte externa a um volume de 0,25 lotes e será fechada pelo corretor ao preço de fechamento no dia anterior ao evento corporativo.
Divisões e consolidações também afetam ordens pendentes como Buy Stop, Buy Limit, Sell Stop e Sell Limit. O volume e o preço dessas ordens serão ajustados em múltiplos da proporção da divisão ou divisão reversa. Os níveis de preços Stop Loss e Take Profit também serão ajustados adequadamente. Além disso, ordens pendentes podem ser canceladas pelo corretor se ocorrerem volumes fracionários.
A FXOpen oferece um instrumento de negociação chamado "CFD sobre ações." "Contratos por Diferença" são um tipo popular de instrumento financeiro derivado. Os CFDs permitem que você negocie totalmente enquanto recebe pagamentos de dividendos da empresa emissora. Eventos corporativos significativos que resultam em mudanças nos valores das ações também são refletidos nos CFDs sobre ações.